Por que a qualidade é importante na gestão? - EOS Consultores
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Postado em: 31/10/2019

Tempo de leitura: 4 minutos

No artigo de hoje vamos te contar como a qualidade está empregada em nossas soluções e o efeito desse fator em nossos clientes.

Se preocupar com qualidade é matéria de rotina em empresas bem posicionadas no mercado de saneamento básico. Esse fator atrai uma lógica simples na hora de adquirir uma solução comercial: fornecedores de qualidade.

Aqui na EOS, a qualidade que tem uma base consolidada e está em constante evolução. Nos empenhamos sobre a necessidade de melhorar nossos processos internos de forma cíclica. Visando sempre melhores entregas aliadas a um ambiente produtivo e sustentável.

Iniciamos essa jornada em 2016 por meio de uma parceria entre o MS Competitivo e o IPEG (Instituto Paulista para Excelência em Gestão). Adotamos desde então o Modelo de Excelência da Gestão por Nível de Maturidade.

Desde então, perseguimos um posicionamento de excelência em nossos processos internos que podem ser vistos na qualidade das nossas soluções.

Por que a qualidade é importante na gestão?

Aparentemente a qualidade é apenas uma maneira de fazer melhor e de forma organizada o mesmo processo ou atividade. Mas quem busca compreender ela a fundo, encontra fundamentos assim como os presentes no modelo que adotamos.

Qualidade e seus fundamentos

A seguir vamos mostrar alguns deles e o impacto que causam na entrega de nossas soluções.

Pensamento sistêmico

Pensar de forma sistêmica é ir além de um único setor da empresa, enxergar como eles se comunicam, quais processos são iniciados após o outro e qual a finalidade de cada um deles.

Para uma companhia de saneamento básico, é entender como o atendimento inicia uma ordem de serviço, quais mecanismos precisam funcionar internamente para executar aquela solicitação e outra dezena de variáveis.

Por esse motivo nossos produtos são integrados, acompanhando qualquer tipo de solicitação de ponta a ponta. Só foi possível construir esse caminho, entendendo as particularidades de cada cliente e desenhando soluções adaptadas a realidade dele.

Ao mesmo tempo, a compreensão do todo nos permite padronizar e automatizar processos, além de diminuir gaps. 

Aprendizado Organizacional e Inovação

A única forma de uma empresa evoluir é se atentando as pessoas e as ferramentas utilizadas. E a gente sabe disso!

Não é possível entregar um bom atendimento, se o sistema vive fora do ar ou mostra erros constantes. Assim como não se pode ter um atendimento ágil e de fácil rastreamento se não há uma ferramenta tecnológica incorporada às operações de campo da companhia.

Inovação e adaptabilidade

Ser um cliente EOS é ser acompanhado por cada passo da gestão de mudança e presenciar os constantes ciclos de inovação em processos e ferramentas.

Adaptabilidade

Um dos maiores desafios das empresas é saber lidar com mudanças nas regras do jogo! E mais, como alterar o funcionamento das ferramentas de trabalho?

Não é difícil ver em nosso país decisões judiciais ou canetadas políticas mudarem o modus operandi das empresas da noite para o dia. Um exemplo no saneamento é a mudança de tarifas em municípios, a proibição da cobrança de tarifa mínima ou outras situações do setor jurídico.

Nossos produtos trabalham com parametrizações acessíveis para contornar essas situações. 

O intuito é causar o menor impacto possível na operação da companhia. E claro que se não temos ainda o que precisa, nossos times de desenvolvimento e suporte estão prontos para entregar o resultado que você espera.

Desenvolvimento sustentável

Tudo que pode trazer benefícios a uma empresa tem um custo. Por que a qualidade não teria?

Compreendemos as limitações que possam existir e até restringir a evolução de determinados processos. Por isso, nossos analistas buscam uma visão clara do que é essencial em nossas entregas, poupando recursos de ambas organizações.

Nossa metodologia de negócios e de desenvolvimento preza por processos de inovação que dê novas perspectivas ao cliente. Um novo tipo de relatório, um item adicional na dashboard, uma rotina que é remodelada para atender novos padrões de qualidade, etc. Tudo para que esteja em crescimento sem onerar a rentabilidade dos procedimentos atuais de forma desnecessária.

Geração de valor

O último ponto que falaremos, mas não menos importante, é o valor que a qualidade agregada ao serviço entregue pelo cliente e que foi repassado por meio de nossas soluções.

Empregar uma solução que preza por uma gestão de qualidade é aplicar qualidade ao próprio negócio, além do ganho financeiro e de produtividade.

O valor gerado em nossos clientes se estendem até o consumidor final, já que é gasto menos tempo com o sistema e mais tempo com sua atividade principal, que é fornecer serviços de saneamento básico.

E em sua empresa, como a qualidade está presente? Existem mecanismos e ferramentas orientados a essas práticas?

Você pode conhecer nossas soluções aqui e agendar uma demonstração. Descubra um sistema de gestão comercial que colocará a qualidade dos seus processos em outro nível.

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