Metodologia EOS para implantação de sistemas de gestão comercial
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Postado em: 28/10/2019

Tempo de leitura: 4 minutos

O artigo de hoje fala sobre nossa metodologia de implantação e como conseguimos orientá-la as reais necessidades dos clientes.

Um sistema de gestão é desenvolvido para coletar e disponibilizar os dados de uma organização com maior facilidade. E sabemos bem que não é nada fácil manter um sistema funcionando paralelo aos processos dessa empresa. Por isso desenvolvemos e aprimoramos uma metodologia de implantação para colocar cada uma dessas engrenagens em seu devido lugar.

Atualmente a EOS Consultores desenvolve sistemas de gestão nos segmentos de saneamento básico, meio ambiente e fiscalização.

Com experiência de mercado, adquirida ao longo dos 20 anos de existência, temos soluções totalmente parametrizáveis e customizados para cada necessidade do cliente. Não é por acaso que nosso slogan é “Soluções perfeitas para você”

Nossos produtos padronizam os processos, por meio de levantamentos e mapeamentos para apresentar a melhor solução. Como trabalhamos sempre com o cliente, avaliamos juntos a sinergia e aderência na empresa. Isso significa que a EOS não entrega apenas uma solução mas participa de forma ativa na gestão de mudanças na organização.

A seguir mostraremos um pouquinho de como funciona nossa metodologia na prática.

METODOLOGIA EOS PARA AJUDAR A SUA EMPRESA

Inicialmente, realizamos diversas reuniões para entendermos da cultura, visão e estrutura organizacional. Posteriormente, levantamos os pontos importantes e críticos para o cliente.

Analisamos a aderência de nossos produtos ao perfil do cliente, com base em suas expectativas e necessidades. Somente então construímos um macro projeto. Este é apresentado à empresa para que seja aprovado e iniciado os trabalhos de desenvolvimento e implantação.

Os processos atuais são levantados, analisados, desenhados e criticados. Aí surgem os novos desenhos de processos com a finalidade de melhorar o fluxo de trabalho da empresa.

Metodologia de Implantação - Mapeamento de processos

De posse de todas essas novas informações, desenvolvemos as funcionalidades de cada processo em conjunto com a parte técnica.

Nos casos de troca de sistemas é comum existir a necessidade de migrar dados de um sistema para outro. Essa etapa é de extrema relevância e de muita complexidade.

Pensando nisso, realizamos um plano minucioso no qual constam os sistemas operativos existentes, os quantitativos de registros, a estratégia a adotar, o desempenho da migração e os riscos, visando garantir a integridade dos dados.

Todas as fases do projeto são acompanhadas e aprovadas pelo cliente para legitimar todo o trabalho. Todas as entregas definidas no projeto são acompanhadas de perto por ele. Essa premissa garante que os critérios de aceite previamente estabelecidos sejam cumpridos.

Aí que entra o desenvolvimento propriamente dito.

Nesta fase, são elaborados os programas novos, as alterações de rotinas já existentes, ou seja, as parametrizações e customizações tão importantes para o projeto.

Desenvolvido o produto, são feitas as homologações pelo cliente. Homologações são os testes que a equipe do cliente faz no sistema para confirmar sua funcionalidade e requisitos.

Homologação

Após o aceite dos produtos gerados nessa fase dos trabalhos, partimos para o treinamento dos colaboradores do cliente.

Essa fase é fundamental para impactar a equipe com os novos rumos da empresa. São treinados todos os colaboradores do cliente envolvido direta ou indiretamente com o sistema. Em nossos treinamentos, reservamos um tempinho para tratarmos de gestão de mudança!

Com os processos de desenvolvimento, parametrização e customização do produto finalizados, aceite do cliente e treinamento, é iniciada a implantação.

Durante essa nova fase, disponibilizamos todos os recursos necessários para que a etapa seja concluída com êxito. Afinal, é a hora da onça beber água, como se diz na nossa terra.

Na implantação, acompanhamos a operação do sistema dentro do ambiente da empresa durante um mês. No caso do sistema de gestão comercial, o acompanhamento é feito até o primeiro fechamento contábil.

Posteriormente a este prazo, o acompanhamento é feito remotamente em nossa sede.

Pós implantação

Sistema implantado, agora é hora da continuidade da operação e ajustes naturais de evolução.

Serviço de Suporte

Este longo trabalho realizado a quatro mãos com o cliente, o serviço será constantemente avaliado. Caso a operação do sistema ainda não esteja como desejada, nossa equipe estará pronta para atuar.

Dependendo do tipo de contratação escolhida podemos:

  1. Dar manutenção e suporte com nossa equipe técnica; ou
  2. Possibilitar que o cliente dê manutenção e suporte utilizando sua equipe interna; ou
  3. Utilizar um misto das duas modalidades.

Como o mercado é dinâmico, estamos sempre atualizando nossos produtos. Possuímos soluções robustas e estruturadas, focadas em melhoria contínua e resultados.

Os resultados desse investimento são visíveis rapidamente. A padronização de processos fará com que sua empresa aumente consideravelmente a produtividade.

Com o sistema de gestão comercial, sua empresa passará a ter dados para planejar e reduzir custos. As tomadas de decisões serão mais rápidas e assertivas por meio da confiabilidade na aquisição de dados.

Sabemos que a implantação é um processo complexo e que deve ser muito bem estruturado. Para isso você pode tirar proveito da expertise do nosso time que vai te ajudar nesse caminho.

Conheça as nossas soluções aqui e agende uma demonstração. Descubra como um sistema de gestão comercial pode mudar a gestão da sua empresa.  

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