Retrospectiva EOS Consultores 2018 - Ano de conquistas
Tempo de leitura: 8 minutos

Chegamos ao fim de mais um ano! E nada melhor que uma retrospectiva para lembrar tudo de bom que fizemos por aqui na EOS, não acha? Confira!

2018 está se despedindo e um novo ano se aproxima. É tempo de se renovar e revigorar as esperanças por dias melhores.

Terminamos este ano com a certeza de que demos mais um passo em direção aos nossos objetivos. Mas que ainda há muito o que percorrer.

E para chegar até aqui, praticamos muitas ações que valem a pena serem lembradas. Vamos lá?

Projeto Cores

Logo no início de 2018 colorimos nosso calendário e planejamos temas para trabalhar dentro e fora da empresa.

O Projeto Cores nasceu com a proposta de fomentar alguns temas ao longo do ano todo, tratando de saúde, questões sociais, segurança e ambiente de trabalho.

Diversos especialistas das mais variadas disciplinas passaram por aqui disseminando conhecimento, conscientização e buscando a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos.

Projeto Cores EOS

De janeiro a dezembro

Em janeiro, a psicóloga Adriana Martins explicou para a equipe as doenças psicológicas que têm suas causas no ambiente de trabalho e as formas de evitá-las.

No mês de fevereiro trabalhamos com o tema inovação e o Gustavo Malheiros ministrou uma palestra sobre gestão ágil aplicado ao universo de TI.

Em março, comemoramos o mês da água e o Engenheiro Elthon Teixeira compartilhou sua experiência no combate às perdas de água na Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul.

Em abril, nos conscientizamos acerca dos riscos para a saúde e segurança no trabalho. Efetuamos diversas ações internas, desde palestras até entrega de brindes.

Em junho foi a vez da doação de sangue entrar em cena. O Professor Carlos Rezende trouxe sua história de vida e nos contou como foi sua trajetória até criar o Instituto Sangue Bom. Alguns de nossos colaboradores ainda foram além e doaram sangue para o Hemosul.

Julho foi o mês da caridade e buscamos arrecadar roupas e alimentos à serem doados para instituições de caridade.

Em agosto, o Dr. Peter Cheung veio compartilhar seu caminho pela educação, destacando a importância do ensino básico até o profissionalizante.

O mês de setembro abordou um tema sério e crescente: o suicídio. O Fábio Rombi, participante do movimento Prefiro Viver MS, ministrou uma palestra aos nossos colaboradores sobre as formas de prevenção.

Outubro e Novembro trouxeram temas nacionais e de grande importância: O câncer. As doutoras Márcia Issa e Márcia Gorish compartilharam dicas sobre prevenção do câncer e comentaram sobre a crescente onda de câncer bucal.

Fechando o ano, dezembro foi o mês da família. A época de muitas festas e comemorações familiares focou em ajudar o próximo. Para isso, nos unimos na campanha Papai Noel dos Correios, e realizamos doações de roupas e sapatos ao Asilo São João Bosco.

Eventos

Também participamos de diversos eventos para levar nossas soluções e aprender com outros profissionais da área.

Em abril estivemos no TechSummit GIS, promovido pela Imagem em parceria com a Caesb, que abordou a transformação digital no saneamento. Também promovemos uma palestra sobre Gestão Comercial integrada ao GIS durante o evento.

No mês de maio marcamos presença no 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae em Fortaleza. O congresso teve como tema principal as fontes para financiamento ao saneamento público e contou com grandes profissionais do setor.

Em agosto estivemos no 7º Encontro Nacional das Águas promovido pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto. O encontro apoiou a campanha #SOMOSMAISSANEAMENTO e discutiu o cenário do setor em meio ao período de transição governamental.

Também em agosto, nossos diretores participaram do V Congresso Brasileiro de Liderança e Inovação. O evento proporcionou 08 horas de treinamento intensivo com grandes especialistas da área de liderança.

No finalzinho do ano, em novembro, participamos do X Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, promovido pela Assemae Regional São Paulo.

Apresentamos nossas soluções na feira de saneamento do evento e ministramos uma palestra sobre Gestão Comercial como ferramenta para a qualidade e transparência no saneamento.

Com toda a certeza, cada evento contribuiu para ampliar o networking e o conhecimento do mercado.

Caminho para a Excelência

Em 2018 entramos no Caminho para a Excelência do Modelo de Excelência da Gestão.

A gestão de excelência exige o aperfeiçoamento das práticas internas como em um ciclo PDCA, condicionado a melhorias contínuas.

Ações EOS - Capacitação Modelo de Excelência em Gestão

Foi criado o Comitê de Qualidade EOS a fim de renovar a equipe do ciclo 2017, dar continuidade aos projetos e cuidar do novo ciclo de avaliação.

O Comitê se reuniu ao longo de todo o ano de 2018 e por mais de dois meses se dedicaram ao preenchimento do Relatório Gerencial do PQG 2018 com base nos critérios da excelência.

No mês de março participamos da capacitação das candidatas ao prêmio disponibilizado pelo MS Competitivo.

E em maio, disponibilizamos três colaboradores para atuarem como avaliadores do prêmio sendo treinados pelo Professor e Diretor Técnico do Instituto Paulista de Qualidade da Gestão (IPEG), Carlos Schauff.

Em agosto, os avaliadores do MS Competitivo analisaram nosso Relatório Gerencial para o PQG 2018 e fizeram uma visita de dois dias na sede da EOS para validação das práticas aplicadas.

Após dois meses de espera, o resultado chegou e recebemos a boa notícia de que somos medalha de bronze no Nível II do MEG, o compromisso com a excelência.

A avaliação realizada pelo MS Competitivo nos gera um relatório de pontos fortes e oportunidades de melhoria da EOS. Esse diagnóstico nos permite refletir sobre a gestão como um todo e nos auxilia a dar continuidade na busca da excelência.

No dia 30 de novembro, recebemos o troféu bronze do MS Competitivo em cerimônia de reconhecimento do Prêmio Qualidade da Gestão/ MS 2018.

Agora, é hora de se preparar para um novo ciclo em 2019. Observando as oportunidades de melhoria e buscando dar mais um passo em direção da excelência.

Game Over EOS

Uma inovação que implantamos esse ano foi o indicador Game Over. Inspirado na mensagem dos videogames, o Game Over funciona como um painel diário e contabiliza os dias sem reclamações dos clientes.

Game Over EOS utilizado como melhoria

Foto do painel do Game Over da EOS

Seu objetivo é observar o quanto o atendimento consegue prevenir e conter problemas antes que eles gerem prejuízos aos nossos clientes (ou pior, aos clientes dos nossos clientes!).

Quando alguma pendência crítica chega através de reclamações diretas à diretoria, o painel é zerado.

Ninguém gosta de ver o Game Over no zero e por isso, temos trabalhado diariamente para que ele não aconteça.

Datas Comemorativas

Diversas datas comemorativas não passaram em branco por aqui. O ano começou com uma homenagem às nossas colaboradoras no Dia Internacional da Mulher.

Em seguida veio a páscoa junto com um pacotinho cheio de chocolates!

Primeiro de maio foi marcado pela parabenização de nossos colaboradores pelo dia do trabalho. Todos foram presenteados com quadros contendo mensagens e fotos inspiradoras. Nosso objetivo foi agradecer pelo serviço e compromisso com a empresa.

As mães também não passaram despercebidas, no dia delas teve presentinho e nossos desejos de felicidade. Assim como os papais em agosto receberam um brinde e nossas felicitações.

Agora se quiser falar de festa, aqui também tem! Nos dias da Copa tivemos uma decoração e até uma festinha temática!

E já era de se esperar que lembrássemos de nossos colaboradores no Dia do profissional de TI. Ganharam um singelo brinde e com uma mensagem descontraída. O momento serviu para lembrar o quanto eles são importantes por dedicarem seus dias mantendo nossos serviços funcionando.

E para finalizar no dia 8 de novembro, dia mundial da qualidade, tivemos um artigo dedicado ao tema. A temática evoluiu com uma série de artigos sobre o assunto.

Reconhecimentos

Seguindo a onda das datas comemorativas, mantivemos o ritual da última sexta-feira de cada mês fazer a comemoração dos aniversariantes daquele período.

Nessas comemorações, também aproveitamos para revelar os reconhecimentos do mês. Foram 17 colaboradores reconhecidos por suas práticas que fizeram a diferença de alguma forma.

Imagem sobre Cultura do Reconhecimento EOS

O reconhecimento faz parte dos princípios da excelência e é uma forma de motivar e engajar os colaboradores frente aos objetivos da empresa.

Nosso aniversário de 21 anos EOS

Em 09 de outubro, completamos nossos 21 anos. Lembramos de tudo o que passamos para chegar até aqui.

Para uma empresa, os 21 anos significa maturidade. Muito já foi evoluído e há muita experiência para a conta.

Nossos colaboradores mais antigos contaram suas histórias com a empresa na série especial “Minha história na EOS”.

Comemoramos com um almoço especial junto aos colaboradores em nossa sede e um café da manhã na filial em Rio Branco.

Somos muito gratos por tudo o que conquistamos até aqui. Mas com a certeza de que ainda temos muito a percorrer para onde queremos chegar.

Muita coisa boa aconteceu por aqui, não acha? E olha que isso é apenas um resumo!

Agradecemos seu apoio ao longo deste ano e desejamos um 2019 repleto de felicidade para você!

Em caso de dúvidas ou sugestões, fale com um de nossos especialistas. Nós temos a solução perfeita para você!

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso