Conheça os impactos da governança na EOS Consultores
  • +55 (67) 3321-2898
  •   Agendar demonstração
  •   Solicitar orçamento

Postado em: 06/10/2020

Última modificação: 14/10/2020

Tempo de leitura: 3 minutos

Em nosso artigo traremos uma entrevista imperdível com nosso Diretor Comercial Marcelo Rangel sobre os impactos da governança na EOS. 

Nosso entrevistado é bacharel em administração de empresas na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Tibiriçá (FATI/SP), pós graduado em análise de sistemas e computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), além de possuir MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui 30 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas comerciais, participando de diversos projetos de implantação, acompanhamento de sistemas de informação e operação para empresas de saneamento básico, sendo diretor comercial e de operações aqui na EOS há mais de 22 anos.

Mas antes de tudo, o que é governança? É um sistema pelo qual as organizações são coordenadas, por meio de diretrizes que auditam os relacionamentos entre sócios, conselhos, diretorias, órgãos de fiscalização e controle, colaboradores e demais stakeholders.

E hoje, nosso objetivo é entender como a EOS encara o desafio de aplicar a governança em seus processos. Quer ficar por dentro? Continue com a gente!

Reunião_Governança_na_EOS

Impactos da governança na EOS

EOS Consultores: O que a EOS tem feito para que os colaboradores saibam o que é a governança e apliquem em seu dia a dia na empresa?

Marcelo Rangel: Governança Corporativa é a forma como organizações são dirigidas e controladas, envolvendo os relacionamentos entre as partes interessadas. Tem como princípios: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Propicia a perenidade do negócio e a sustentabilidade empresarial, uma vez que possibilita, a longo prazo, uma gestão financeira eficiente que gera, por fim, criação de valor para a marca.

Há algum tempo a EOS tem apostado na qualidade e ano a ano tem investido esforço e dinheiro na melhoria de sua gestão. Recentemente participamos do MEG – Programa da Fundação Nacional da Qualidade com o qual adotamos ferramentas de gestão. Como modernização de nosso modelo de gestão, contratamos a Advis, empresa de Consultoria, que tem nos auxiliado na incorporação dos conceitos de governança.

Os colaboradores da EOS têm convivido com a sistemática de governança e utilizam diariamente suas ferramentas. São incentivados a trocarem informações de forma clara, objetiva, eficaz e participativa. É essencialmente importante que ajam com ética, organização e simplicidade, valores da EOS, que acreditamos possam fortalecer a imagem organizacional e evitar impactos negativos nos negócios.”

Aplicação e expectativas

EOS Consultores: De que forma a EOS pretende aplicar os princípios básicos de governança? 

Marcelo Rangel: “Pretendemos aplicá-los com: (i) a definição de papéis e responsabilidades; (ii) a criação de um conselho de administração; (iii) a adoção de gestão de riscos e controles internos; (iv) criação de processos bem definidos e padronizados; e (v) realização de reuniões de acompanhamento.”

EOS Consultores: Quais as expectativas com a implantação da governança na EOS e o porquê implantar?

Marcelo Rangel: Nossas expectativas são as mais elevadas possíveis. Acreditamos estar em um caminho muito promissor. O porquê de implantar um sistema de governança está no fato de mostrarmos aos nossos clientes, fornecedores, colaboradores e sociedade que somos orgulhosos dos nossos resultados e acreditamos no que fazemos.”

EOS Consultores: Quais resultados esperam alcançar?

Marcelo Rangel: “Esperamos maior previsibilidade, melhor controle das ações importantes e desempenhos ainda mais consistentes.”

E você, pratica a governança em sua empresa? Se sim, está surtindo efeitos positivos? Dúvidas? Fale com um especialista, nós temos a solução perfeita para você!

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso