Conheça os trabalhos premiados no 49º Congresso Nacional da Assemae
Tempo de leitura: 2 minutos

Nos últimos dias 06 a 10 de maio ocorreu em Cuiabá o 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. Saiba quais foram os trabalhos premiados no evento!

O 49º Congresso Nacional de Saneamento foi abrigo da comemoração dos 35 anos da Associação Nacional dos Serviços de Saneamento (Assemae) e dos 300 anos da capital mato-grossense.

O evento reuniu mais de 1.800 pessoas  e teve como debate central “Os Novos Desafios para a Gestão do Saneamento”. A programação contou com  palestras, mesas redondas, seminários, visitas técnicas, apresentação de trabalhos, premiações para startups e feira de saneamento.

Foram mais de 100 especialistas de diversos setores debatendo temas como regulação, gestão, controle de perdas, saneamento rural, qualidade da água, governança e acesso a recursos.

Conheça os trabalhos premiados

Neste ano, a submissão dos trabalhos foram divididas em três categorias: Institucional, instituição de ensino e serviços de saneamento.

Nos trabalhos orais, a categoria Institucional teve direcionamento às agências de regulação, repartições federais e estaduais e organizações não governamentais. O trabalho “Parametrização de custos e preços de obras de infraestrutura”, de autoria de José Franscineudo da Silva, de Brasília, foi o vencedor da categoria.

O grupo Instituição de Ensino abrangeu as universidades, escolas e centros de pesquisa. A premiação foi para os autores Valquiria Melo de Souza Correia, Antônio Ciécio Fonteles Thomaz e Marcillio Luís Viana Correia, de Fortaleza, pelo artigo “Problema do carteiro chinês aplicado na otimização das rotas de coleta convencional de resíduos sólidos urbanos”.

Por fim, “O monitoramento de cryptosporidium SPP e giardia SPP em uma estação de tratamento de água para consumo humano”, das autoras Aline Bauer Lacerda e Ester Souza Lopes, foi o trabalho vencedor na categoria serviços de saneamento que considerava os operadores dos sistemas e associados da Assemae.

A premiação de pôsteres ocorreu por meio de votação dos participantes do evento. Na categoria institucional, o vencedor foi o trabalho “O novo aguadeiro: o profissional do abastecimento de água em Boca do Acre” do autor Rainier Pedraça de Azevedo, do município de Manaus.

Na categoria serviço de saneamento, o pôster premiado foi de autoria de Cristiano Cardoso Gomes, André Ramos de Souza, Francisco Lôbo Tavares e José Yarley de Brito Gonçalves pelo trabalho “Perfil de consumo de água pelos moradores do município de Crato”.

Houve ainda a premiação Assiduidade Jair Bernardes, troféu conferido aos participantes que apresentaram trabalhos nas últimas cinco edições do Congresso. Os premiados foram Fernando Uzan, Thiago Garcia da Silva Santim, Luiz Eduardo e Luiz Roberto dos Santos Moraes.

No total, foram apresentados 119 trabalhos orais e a exposição de 23 pôsteres. Além dos troféus, os artigos selecionados poderão submeter os textos na Revista Eletrônica de Engenharia Civil (REEC) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A Assemae

Criada em 1984, a Assemae é uma organização não governamental que busca representar e fortalecer os municípios brasileiros nos serviços de saneamento básico.

Atualmente, a instituição conta com aproximadamente dois mil municípios associados que representam 25% da prestação dos serviços de saneamento no Brasil.

Em caso de dúvidas ou sugestões, fale com nossos especialistas. A EOS tem a solução perfeita para você.

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso