Desafios da regionalização de água e do esgoto no Pará
  • +55 (67) 3321-2898
  •   Agendar demonstração
  •   Solicitar orçamento

Postado em: 29/04/2021

Tempo de leitura: 3 minutos

[Guest Post] Segundo o novo Marco do Saneamento, os estados têm até julho para realizar a divisão dos blocos regionais destinados à execução dos serviços de água e esgoto compartilhados. Em reunião virtual com o MDR, o estado do Pará se destaca na regionalização de água e esgoto. O Portal Saneamento Básico destaca essa notícia e você pode ler abaixo.

Continue conosco e saiba mais!

Pará discute desafios da regionalização dos serviços de água e saneamento

Regionalização de água - Pará

Na reunião virtual, Sedop destaca pioneirismo do Pará em atividades técnicas na área de saneamento, resíduos sólidos e infraestrutura urbana.

Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) participaram, na manhã desta quarta-feira (27), de reunião com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional para discutir os desafios da regionalização e sustentabilidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil.

Na reunião, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral, falou sobre os desafios enfrentados pelo Pará a fim de garantir melhorias no saneamento básico em seus quatro eixos: Resíduos sólidos, abastecimento de água, drenagem e esgotamento sanitário. “Saneamento básico é um dos grandes desafios do Pará, e do Brasil, devido ao crescimento desordenado das cidades e da falta de políticas públicas direcionadas para estas ações. É uma obrigação nossa, enquanto governo, fazer com que essas ações cheguem aos cidadãos que mais necessitam de melhorias no saneamento básico”, destacou o gestor.

O encontro contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que ressaltou a importância e a necessidade dos investimentos em serviços de saneamento básico. “Seremos um país desenvolvido somente quando a maior parte da nossa população tiver esses serviços disponíveis. Para nós, é essencial esse trabalho coletivo, em parceria com estados e municípios”, frisou o ministro.

Também participaram parlamentares, representantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento; da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de secretários estaduais do setor.

Regionalização

De acordo com o Novo Marco Legal do Saneamento, os estados brasileiros têm até o próximo dia 15 de julho para realizar a divisão dos blocos regionais destinados à execução dos serviços de água e esgoto compartilhados. A iniciativa busca a inclusão de todos os municípios, a fim de permitir que os serviços sejam prestados de forma equilibrada, promovendo a universalização do atendimento à população.

Neste contexto de regionalização, de acordo com a coordenadora técnica da Diretoria de Política Setorial da Sedop, Roberta Cavalleiro de Macedo, o Estado do Pará é um dos destaques nacionais. “O Pará vem se colocando em destaque e sendo pioneiro em atividades técnicas na área de saneamento, resíduos sólidos e infraestrutura urbana. O Estado está em destaque na elaboração de peças técnicas, já estruturadas e regionalizadas, para a elaboração de metas para a universalização de serviços públicos, concessões e prestações destes serviços junto aos municípios”, afirmou.

A diretora também esclareceu que o governo do Estado implantou o Conselho Estadual de Saneamento Básico deliberativo, com 14 membros da sociedade civil, academias, secretarias estaduais e municipais que atuaram conforme o previsto nas ações do novo marco regulatório. As ações vão dar subsídio para que o Estado possa propor indicadores de ações, a fim de melhorar a distribuição de recursos.

Fonte: Agência Pará.

Os desafios da regionalização de água e esgoto no Brasil são grandes, mas com investimentos e ações, podemos alcançar resultados. Qual a sua opinião sobre a regionalização de água e esgoto no Brasil? Comente em nossas redes sociais ou fale com um especialista, nós temos soluções perfeitas para você!

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso