Facilitando o processo de faturamento com o Netuno 5.0
  • +55 (67) 3321-2898
  •   Agendar demonstração
  •   Solicitar orçamento

Postado em: 07/11/2019

Tempo de leitura: 3 minutos

Nosso artigo fala sobre o processo de faturamento e como ele é crucial em uma companhia de saneamento. Falamos também sobre o Netuno 5.0, uma ferramenta comercial que trabalha na automação e controle desses procedimentos.

Nada mais importante em uma organização do que a sustentabilidade, palavra bonita mas que é de alta complexidade em sua execução. A vertente que iremos explorar no faturamento é a sustentabilidade econômica, bem como o modus operandi do setor comercial.

O início de tudo

Uma companhia de saneamento inicia seu processo comercial mais simples ao receber um cliente para ligação ou religação de água e esgoto. Nesse momento um atendente acessa ao sistema para realizar uma verificação das informações cedidas e agendar a execução do serviço.

Esse processo, que parece simples, carrega muita responsabilidade pois dispara obrigações a outros setores e determina como aquele cliente deve pagar por seus serviços posteriormente.

Cadastro e Faturamento

Alguns sistemas antigos trabalham com módulos diferentes para cada passo desse processo. O que pode deixar muitos erros ao longo do caminho, pois permite falhas humanas ou sistêmicas.

No Netuno 5.0, buscamos simplificar o processo como um todo e acompanhar o usuário do início ao fim. Esse é o motivo para o módulo de nova ligação, por exemplo, possuir todas as validações necessárias para concluir o pedido na mesma tela. Inclusive esse fator permite um atendimento mais claro e intuitivo.

Com o cliente registrado e ativo a companhia passa a monitorar suas solicitações de serviço e a cobrança mensal de água e esgoto.

Enfim, chegou a hora de faturar!

Como é gerado o faturamento?

O primeiro processo do faturamento é preparar uma lista de clientes que devem receber um leiturista para verificação de consumo. Essa sequência de clientes é chamada de rota de faturamento.

O Gerente de faturamento define qual o melhor caminho para um leiturista percorrer ao avaliar os consumos. Tarefa que é semi automatizada no Netuno 5.0, com base em análise de rotas e perfis de colaborador.

Nesse momento, o Agillis 5.0 se torna o responsável por registrar o consumo do cliente e emitir a fatura in loco. Esse serviço de leitura e entrega simultânea, chamado de LIS, é completamente integrado ao Netuno, permitindo ações posteriores.

Em alguns casos, o imóvel não está aberto para leitura ou há outros impedimentos físicos. O leiturista pode então determinar o consumo pela média e registrar o ocorrido para ser tratado pelo setor comercial.

Existem ainda situações definidas no sistema que são as regras de faturamento, que permitem avaliar se a medição apresentada está fora do range esperado, por exemplo. Essas validações são definidas pelo Gerente de Faturamento e encaminham as faturas para o setor de análise.

Faturamento e o Netuno 5.0

A análise de faturamento é um passo importantíssimo para o andamento do processo como um todo. Nesse momento é que se verifica a necessidade de retificar o consumo ou manter o definido pelo leiturista em campo.

Para ajudar nesse procedimento é que foi desenvolvida a mais nova funcionalidade do Netuno 5.0 a chamada a análise automatizada.

Com base em decisões posteriores as faturas são liberadas para leiturista imprimir. Nesse modelo de análise são evitados: um número excessivo de casos que sempre tem a mesma solução pelo analista e uma segunda tarefa para entrega da conta.

Por fim, o faturamento se encerra quando a última conta é entregue. Cada passo desse macroprocesso é registrado, com vistas a um rápido acesso ou auditorias mais aprofundadas quando necessário.

Gerenciando o faturamento

Para que todo o processo funcione de maneira adequada e transparente o Netuno 5.0 possui um sistema de auditoria inteligente.

As funções gerenciais permitem a avaliação dos procedimentos e saber exatamente o que está acontecendo em campo. Identificando, por exemplo, em qual parte do faturamento a companhia se encontra.

O acompanhamento via sistema pode auxiliar ao gestor na recuperação de clientes e débitos. Isso porque é possível parametrizar parcelamentos e preparar o sistema para campanhas comerciais.

Além disso somos uma empresa de consultoria no mercado de saneamento com mais de 20 anos de experiência, reinventando processos e formulando planos de ação com eficiência comprovada. Com todo esse know-how empregado na construção do Netuno 5.0, temos a certeza que podemos te entregar os melhores resultados.

Quer conhecer nossa solução e como podemos dar uma nova visão ao seu negócio? Agende uma demonstração ou fale com um especialista. Temos a solução perfeita para você!

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso