Você sabe o que é um planejamento estratégico empresarial? Muito se escuta falar sobre, porém grande parte das pessoas acreditam que é algo teórico e que não funciona na prática. Hoje vamos te apresentar tudo sobre planejamento estratégico e as formas como ele pode ajudar na prática. Confira abaixo!

 

O planejamento pode ser conceituado como uma determinação antecedente que se colocado em prática, seus resultados aparecerão em certo prazo. Ou seja, é necessário retirar um plano da cabeça, dispor de recursos (financeiros, humanos, tecnológicos, dentre outros) para aplicá-lo e buscar o resultado desejado ao longo do tempo.

Assim, os planos ficam expostos a mudanças internas e externas, o que pode implicar na necessidade de se planejar novamente ou traçar novos caminhos de atingir os objetivos. Além disso, é muito importante que seja avaliado as causas e consequências das decisões tomadas.

O planejamento estratégico não se  distancia muito desse conceito. A questão é que ele é voltado para a realidade empresarial. Quer descobrir como ele surgiu?

O planejamento estratégico surgiu do grego e possuía um sentido totalmente militar: “A arte do general” ou “A arte de conduzir exércitos”. Esse significado permaneceu até a segunda guerra mundial e ampliou seu sentido para as relações internacionais e planejamentos governamentais.  

Com o crescimento industrial e a crescente globalização do mercado, o planejamento estratégico adentrou às organizações e alterou a expressão “Política de negócios”. A partir de então  planejamento estratégico empresarial recebe inúmeras definições. No geral, pode ser definido como uma metodologia para formulação de estratégias que coloquem a empresa no caminho para alcançar seus objetivos.

Agora que você já sabe do que se trata, que tal conhecer os tipos de planejamento?

Tipos de planejamento nas empresas

Toda empresa precisa planejar seu futuro e há várias formas de se fazer isso. No meio acadêmico é comum dividir o planejamento em três tipos: estratégico, tático e operacional.

Tipos de planejamento estratégico empresarial

O planejamento operacional, base da pirâmide, é aquele realizado por supervisores e focados no curto prazo (poucos meses). Ele tem a função de definir métodos e processos para que a organização alcance seus objetivos principais. São planos detalhados com prazos, recursos e responsabilidades para serem colocados em prática rapidamente e cumprirem sua missão.

O planejamento tático é realizado por gerentes e com foco no médio prazo (de um a três anos). É ele quem define as funções de cada departamento dentro do objetivo maior da empresa. Através desse planejamento surgem os objetivos táticos que são as metas que cada setor deve ter ao final do período. Assim, coloca-se toda a empresa trabalhando na mesma direção, mesmo que dividida em cada departamento.

Por fim, e nosso maior foco, o planejamento estratégico é aquele criado pela alta diretoria. São eles quem respondem a pergunta mais importante de um planejamento: “Onde a empresa quer estar daqui a alguns anos?”. Trata-se de um planejamento a longo prazo, com uma visão holística da companhia para os próximos cinco ou dez anos.

Nesse tipo de planejamento, a alta diretoria deve levar em consideração a realidade da empresa, o cenários econômico e de mercado em que está inserida e quais as possibilidades para o futuro. Mas para isso, é preciso saber qual a missão, visão e valores da empresa, isto é,  o que ela representa. A Endeavor Brasil, dá algumas dicas aos gestores que não tem isso muito bem definido:

  1. Se sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada?

  1. Essa lista de atitudes poderia servir como a lista de valores do seu negócio? Se não, refaça a lista de atitudes.

Possuindo isto em mente, é possível planejar o futuro da empresa e os objetivos estratégicos para chegar lá. Mas é muito importante lembrar que não se trata de volume de serviços ou metas financeiras, e sim de como a empresa quer ser reconhecida no mercado ou como se quer que os clientes a reconheçam dentro de alguns anos.

Importância do planejamento estratégico empresarial

Um planejamento estratégico permite que a empresa desenvolva um conjunto de ações que, se aplicados de maneira correta e organizada, a levem a um futuro melhor. Por sua importância e abrangência, esse tipo de planejamento deve ser elaborado pela alta gestão e passada aos colaboradores. Assim, é necessário vestir a camisa da empresa e acreditar no que se planeja.

Não pense que apenas grandes empresas necessitam de um planejamento estratégico. Sabia que 60% das empresas fecham em até dois anos de existência? O Sebrae aponta que a falta de planejamento e a falta de experiência com ferramentas de gestão são as maiores causas para as empresas deixarem de existir em tão pouco tempo.

Sem um direcionamento, grande parte das empresas ficam sem direção e não chegam a posições estratégicas importantes, como por exemplo, líder de mercado. O que você quer para sua empresa hoje?

Onde chegar? Como fazer um planejamento estratégico empresarial?

Como o planejamento estratégico se aplica no saneamento?

Diversas empresas de saneamento já possuem planos estratégicos há algum tempo. Por exemplo, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) possui planejamento estratégico há 10 anos.

Seus dois últimos dois planos foram de médio prazo (quatro anos). O último disponibilizado pela concessionária foi de 2011 a 2015. Segundo a Sanesul, ele foi construído com base nas conquistas passadas e os novos cenários do setor de saneamento. Dessa forma, o objetivo geral do plano era traçar diretrizes de atuação para os próximos anos e também planejar questões mais antigas como a ampliação do atendimento de esgotamento sanitário.

A empresa apresenta no plano sua “razão de existir”, como foi nomeada pela companhia o negócio, a missão e sua visão. Esses são os pilares que sustentam e direcionam os objetivos da empresa.

Planejamento estratégico empresarial da Sanesul

Assim, a partir desses valores e do cenário estudado pela companhia, foram escolhidos os objetivos e o mapa estratégico para os próximos anos.

Estratégias da Sanesul em seu planejamento estratégico empresarial

Dá para perceber que é algo bem próximo a realidade das companhias de saneamento básico, não é mesmo? De acordo com a Sanesul, a profissionalização está intimamente ligada à existência de padrões de trabalho e da manutenção de atividades gerenciais tidas como corretas e pertinentes a exemplo do planejamento empresarial  Os objetivos estratégicos estabelecidos pela companhia afetam o setor de saneamento e a posiciona frente a esses temas.

Não somente a Sanesul, mas outras prestadoras de serviços básico vêm montando seus planos estratégicos de forma a se guiarem frente aos desafios do setor como por exemplo a Copasa e a Cagece dentre muitas outras empresas, até mesmo autarquias municipais.

Sua empresa ainda não tem um planejamento estratégico? Então o que está esperando?

Dicas para montar um plano estratégico em sua companhia

Se você estava com dúvidas de por onde começar, temos um passo a passo para você. Pronto?

Em primeiro lugar é importante saber para onde se deseja seguir, portanto, determine uma meta para sua empresa. Este é o ponto de partida, tenha isso bem estabelecido. Em seguida, tenha certeza de que conhece muito bem a empresa e sabe quais são suas forças e fraquezas. Isso é muito importante para não estabelecer objetivos muito distantes de sua realidade.

Ainda não tem missão, visão e valores? Então é a hora de criá-los. Se já tem, certifique-se que nos objetivos estão alinhados com as políticas básicas de sua empresa. O próximo passo é identificar o público e as pessoas que vão te auxiliar a chegar onde se deseja, tais como fornecedores.

Em sequência, determine os objetivos estratégicos com base na demanda de mercado, interesses e políticas da organização como um todo. Assim, é possível determinar as metas e ações para que seu plano entre em execução.

E não se esqueça, quando começar, um dos passos mais importantes é monitorar e avaliar os resultados obtidos. Dessa forma, é possível avaliar os resultados de sua estratégia e permitindo alterações ao longo do caminho.

 

Agora você já sabe o que é, que é possível e como montar um planejamento estratégico. Então, o que está esperando? Em caso de dúvidas ou sugestões, fale com um de nossos especialistas, temos a solução perfeita para você.

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso