Janeiro Branco - Mês da conscientização sobre a saúde mental
  • +55 (67) 3321-2898
  •   Agendar demonstração
  •   Solicitar orçamento

Postado em: 31/01/2019

Tempo de leitura: 6 minutos

O artigo de hoje é dedicado ao Janeiro Branco. Não apenas parte do Projeto Cores aqui na EOS, mas uma campanha a nível nacional para difundir a necessidade de cuidar da saúde mental.

Trataremos dos seguintes tópicos:

  • Janeiro Branco – Mês da conscientização sobre a saúde mental
    • O impacto da falta de cuidado com a mente
  • Objetivos do Janeiro Branco
    • Uma campanha que deu certo
    • EOS na campanha do Janeiro Branco

O ano se inicia cheio de promessas, sendo normal atribuir a busca por novos objetivos à passagem do ano. Esse novo ciclo inspira novas tentativas e renova as forças para concluir alguns objetivos.

Contudo, imagine que em meio às novas expectativas, o motor que conduz a essa nova realidade não tem forças ou está desgastado. É o que acontece quando nossa mente não consegue se regenerar.

Os motivos podem ser vários. Sejam eles problemas familiares, de relacionamento, financeiros ou profissionais. O importante é compreender que esses fatores podem ser limitantes quanto a nossa capacidade de reação.

Uma vez que somos expostos a tais dificuldades de forma constante, é gerado um stress e sem a devida condução, ou tratamento, isso nos leva a um colapso mental.

Tensão no serviço

Janeiro Branco – Mês da conscientização sobre a saúde mental

Janeiro é o mês em que as pessoas estão propensas a pensarem mais sobre a vida, relações sociais, condições e sentidos existenciais.

Pensando na influência do primeiro mês do ano em termos simbólicos e culturais criou-se o Janeiro Branco em 2014.

A campanha procurou uma forma de cuidar da mente e induzir a busca por alternativas ao estresse imputado a todos em suas rotinas.

O projeto se iniciou em Uberlândia – MG, espalhando-se por todo Brasil e em outros países. Entre os quais podemos citar Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda.

Nos últimos anos, tornou-se Lei Municipal e Estadual, se estabelecendo como mês da saúde mental em vários municípios.

A alusão feita ao branco tem ligação com receber uma folha ou uma tela limpa, com possibilidade de reorganizar as histórias da própria vida.

Essa possibilidade de reescrever as próprias condições, é feita por meio da reflexão e autoconhecimento. Visão que pode ser obtida a partir do pensamento sobre a vida, sentido e propósito da mesma, bem como suas emoções, comportamentos e a qualidade de seus relacionamentos.

O propósito da campanha de colocar a saúde mental da humanidade em pauta requer inúmeros atores da sociedade. Sejam eles privados, públicos, instituições sociais ou mídias, com sua capacidade de difusão, se fazem importantes nesse universo.

Cuidado com as emoções no Janeiro Branco

O impacto da falta de cuidado com a mente

A compreensão de como é relevante todos cuidarem da mente pode ser vista nos graves resultados de ignorar a saúde mental.

Um resultado simples e imediato é o nervosismo, que figura como porta de entrada para outros males. Tal pessoa em estado constante de tensão vai apresentar os seguintes sintomas:

  • Cansaço mental;
  • Dificuldade de concentração;
  • Perda de memória imediata;
  • Apatia ou indiferença emocional;
  • Problemas de pele;
  • Queda de cabelo;
  • Gastrite ou úlcera;
  • Perda ou ganho de peso;
  • Desânimo, apatia ou questionamento frente a vida;
  • Ansiedade;
  • Crises de pânico;
  • Pressão alta;
  • Queda na qualidade de vida.

Conforme se analisa essa exaustão, se percebe esses fatores vão afetar as pessoas ao redor e a sociedade de modo geral.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em média 14% dos benefícios anuais de saúde no Brasil são relacionados a transtornos mentais.

Pelas informações da International Stress Management Association (ISMA) no Brasil, o estresse atinge 70% dos trabalhadores brasileiros, causa depressão em 47%. A associação sugere ainda, que 30% da população economicamente ativa sofra de burnout.

Burnout - Tensão gerada no Trabalho

Essa exaustão prolongada também pode ser chamada de “Síndrome do Esgotamento Profissional”, sendo relacionada a diversos fatores como volume de trabalho, controle, reconhecimento, equipe, justiça e valores.

Objetivos do Janeiro Branco

Para que se pudesse fazer algo de efetivo na conscientização os tópicos mais considerados são: saúde emocional, psicoeducação, educação emocional e harmonia nas relações.

Dessa forma foram estabelecidos os seguintes objetivos para englobar suas temáticas:

  1. Fazer do mês de janeiro um marco temporal para fomentar o debate, conhecimento, planejamento de ações em prol da saúde mental. Isso tanto no nível individual quanto em práticas coletivas;
  2. Chamar a atenção da sociedade para observar a mente e o emocional das pessoas ao redor;
  3. Vincular a simbologia de ano novo com a renovação do modo que se cuida a mente;
  4. Colocar as mídias e instituições sociais em alerta no combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
  5. Contribuir para construção e disseminação de uma Cultura de Saúde Mental. Um modelo de ação em que a prática de cuidar da saúde mental é a padrão e não esporádica. O que objetiva atuxiliar o poder público na criação de políticas públicas nesse sentido.

Uma campanha que deu certo

Muitos profissionais e uma parcela da sociedade, em geral demonstraram apoio à campanha e passaram a divulgar a preocupação com a saúde mental.

Um exemplo disso são atitudes simples como levar mensagens positivas e reflexivas que impactam a vida das pessoas que recebem.

Quem cuida da mente, cuida da vida

Tais ações, orientações e reflexões podem salvar vidas. Essa é a expectativa dos psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e tantos outros envolvidos com a Campanha Janeiro Branco.

O nome dado pelos psicólogos a este conjunto de atividades é psicoeducação. Uma palavra pequena para simbolizar seu impacto de amor à humanidade, responsabilidade social, senso de dever profissional e solidariedade.

A psicoeducação resulta na prevenção de sofrimentos e dores através do aprendizado de como lidar consigo mesmo. Fora isso a difusão de conhecimento pode ser uma ferramenta para servir a outros, que passam pela mesma situação.

EOS na campanha do Janeiro Branco

Aqui na EOS, iniciamos a campanha Janeiro Branco em 2018, e já pudemos receber relatos dos efeitos produzidos.

Como vemos na raiz da própria campanha, há muitos tópicos que podem ser tratados em saúde mental.

Em janeiro deste ano optamos pelo tema “Estresse no Trabalho” e foram efetuadas ações internas e externas.

Uma das ações internas foi uma palestra ministrada pela Sandra da Silva, Assistente Social e Gerente Administrativa do CAPS III – Afrodite Dóris Contis em Campo Grande – MS.

Assistente Social e Gerente Administrativa do CAPS III - Afrodite Dóris Contis

O CAPS é um Centro de Atenção Psicossocial de origem pública e trata de portadores de transtornos mentais, em sua maioria. Além disso, a unidade dispõe de Psicólogo, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Enfermagem e Farmácia.

Durante a palestra, foram distribuídas mensagens aos nossos colaboradores, com frases escolhidas a dedo, buscando externar nossa preocupação com o estresse que é gerado nas rotinas do trabalho.

Lembranças do Janeiro Branco

Como ação externa, nossos colaboradores distribuíram frases motivacionais nas ruas ao redor na sede da empresa. Essa atividade buscou um despertar da sociedade local sobre a necessidade de cuidar da saúde mental.

Colaboradores da EOS Consultores

Tem sido gratificante buscar um ambiente melhor para todos através da conscientização nesse assunto. Para finalizar, promovemos a difusão dessa ideia a outros, através de nossas redes sociais e aqui pelo blog.

E você? Tem cuidado de sua saúde mental? Pense sobre isso!

Lembre-se: fale com os amigos, com a família, converse sobre seus sentimentos! Em casos de necessidade, busque ajuda profissional. O Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de profissionais especializados e preparados para lhe ajudar.

Em caso de dúvidas ou sugestões fale com um de nossos especialistas! Nós temos a solução perfeita para você!

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso