EOS Consultores promove hackathon em parceria com o IFMS
  • +55 (67) 3321-2898
  •   Agendar demonstração
  •   Solicitar orçamento
Tempo de leitura: 5 minutos

No artigo de hoje vamos mostrar tudo o que ocorreu no hackathon da EOS Consultores em parceria com o IFMS. Confira! 

No início de 2019, a EOS Consultores firmou uma parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Campo Grande, com o objetivo de aproximar a empresa com a instituição, buscar novos talentos e promover eventos e estudos.

Aproveitando a Semana do Meio Ambiente promovida pela instituição, lançamos a proposta de fomentar novas ideias para o saneamento básico por meio de um hackathon. A proposta foi bem recebida pelos professores que se engajaram para realizar o evento.

No dia 03 de junho, abertura da Semana do Meio Ambiente, promovemos a palestra “Oportunidades e desafios do saneamento básico no cenário brasileiro” no campus do IFMS para sensibilizar os alunos.

Palestra de abertura Hackathon EOS-IFMS

A palestra foi o pontapé inicial para o Hackathon: Maratona de ideias para expansão do saneamento básico no Brasil

Capacitação dos alunos

No mesmo dia da palestra, foram abertas as inscrições para o hackathon no IFMS – Campus Campo Grande. Os alunos do Instituto Federal são em grande parte do ensino médio com idades entre 14 e 18 anos. 

As vagas para o hackathon se esgotaram logo no primeiro dia e como pré-requisito para participação, todos os alunos inscritos deveriam passar por uma capacitação na ferramenta Lean Canvas proporcionada pelos próprios professores do Instituto.

O Lean Canvas é uma ferramenta baseada no Business Model Canvas, mais voltado para startups e prezando pela validação de alguns riscos.

São 9 blocos a serem preenchidos. Todos levam em consideração a aplicação da ideia, como por exemplo, a proposta de valor e os custos envolvidos.

Lean canvas

A oficina Lean Canvas contou com todos os 40 alunos inscritos para a maratona. Nela, foram divididos em dez equipes para o desenvolvimento de suas ideias.

Para orientar os participantes, selecionamos os principais temas discutidos no meio de saneamento por empresas, instituições e profissionais, tais como:

  • Análise de água
  • Produção de água para locais longínquos
  • Tratamento de água
  • Perdas de água
  • Segurança hídrica
  • Manejo dos resíduos sólidos
  • Redes de esgoto em áreas irregulares
  • Medidores e leitura
  • Eficiência energética
  • Saneamento e saúde pública

Da oficina até a data do evento, os alunos puderam pesquisar e desenvolver suas ideias acerca de um tema. O principal objetivo da maratona era fomentar a pesquisa, novas ideias e a educação no saneamento que ainda é precário.

Hackathon EOS-IFMS

O Hackathon EOS-IFMS

No dia 08 de junho, sábado, alunos, professores e representantes da EOS se reuniram no espaço da Tecnoif, incubadora de empresas do IFMS, para a maratona.

A banca de avaliadores foi composta por cinco membros sendo: Marcelo Rangel, Diretor Executivo da EOS, Elthon Teixeira, Gerente de Abastecimento da Sanesul, Peter Cheung, Consultor de Negócios da Itron, Dejahyr Lopes, Diretor de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais do IFMS-Campo Grande e Luiz Simão Staszczak, Reitor do IFMS.

Avaliadores Hackathon EOS-IFMS

Cada equipe teve que apresentar sua solução em um pitch de no máximo cinco minutos. Para considerações, a banca também teve cinco minutos.

Os critérios para avaliação consideravam a apresentação, inovação, criatividade, impacto social e corporativo e a viabilidade técnica e comercial. Cada item conteve um peso e uma pontuação que variava de 0 a 100 pontos. Ao final, realizou-se uma média ponderada e a pontuação máxima foram 400 pontos.

Surgiram as mais variadas ideias sobre diversos temas, o que mostrou a capacidade e preparação dos alunos para o evento.

Apresentações Hackathon EOS-IFMS

Soluções para perdas de água foram as que mais apareceram. Atualmente, perde-se 38% de toda a água tratada no país, sendo um dos maiores desafios enfrentados pelo setor de saneamento.

Ideias vencedoras

Após todas as apresentações, os avaliadores se reuniram para apurar as pontuações e verificar os resultados. As cinco equipes com maior pontuação foram premiadas.

Em quinto lugar ficou a equipe composta pelos alunos Andrey Tagliaferro, João Victor Alencar, Luiz Augusto Cruz, Luiz Gomes e Maycon Felipe Mota com a apresentação “Válvula inteligente para controle de pressão e vazão em hidrômetros”

Na quarta posição ficou a solução “Carepipe – Nano drone para identificação e comunicação de problemas na rede de distribuição de água” dos alunos Rodrigo Oliveira, Gabriel Lima, Yuri Amaral e Alan Arguelho da Silva. 

Ambas as equipes foram presenteadas com Pen Drives pela participação.

Vencedores Hackathon EOS-IFMS

O terceiro lugar ficou para a equipe das alunas Mariana Ramires, Gabriela Vilela e Marianna Pompeo pela solução “Sensor de Luminosidade para verificação de qualidade da água”

A ideia consistia em um equipamento portátil para verificação em tempo real da turbidez da água em estações de tratamento. A equipe foi premiada com headsets bluetooth.

Terceiro lugar Hackathon EOS-IFMS

A solução “HidroArd”, dos alunos Lucas Silva, Caio Gomide, Laurykeze Ferreira e Ana Beatriz Moto, conquistou o segundo lugar do hackathon. O projeto visava um sistema para gerenciamento remoto de hidrômetros e qualidade da água. 

Os alunos, todos estudantes de mecânica, foram presenteados com um kit Arduíno Start.

Segundo lugar Hackathon EOS-IFMS

Por fim, a equipe campeã do evento foi a “Acqua Solutions” composta pelos alunos Miguel Amorim, Isaque Marques, Herlon Gazola e Gilberto Scillieri. 

A solução projetava uma garrafa com sistema de condensação para transformar a umidade do ar em água. O produto poderia ser aplicado em locais longínquos com baixo custo de implantação.

Como recompensa a equipe recebeu tablets para facilitar os estudos e vão poder realizar uma visita na sede da EOS.

Primeiro lugar Hackathon EOS-IFMS

As ideias desenvolvidas no hackathon podem ainda se tornar projetos de extensão, trabalhos de conclusão de curso ou receberem investimentos para o desenvolvimento e aplicação no mercado.

A EOS agradece a parceria do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e a dedicação de todos os alunos, professores e convidados envolvidos no evento. 

O saneamento básico no Brasil necessita de ações de fomento, como essa, para ampliação da educação e criação de novas soluções objetivando o atendimento de toda a população.

O que achou do nosso hackathon? Que tal participar conosco na próxima?

Em caso de dúvidas ou sugestões, fale com nossos especialistas. Nós temos a solução perfeita para você!

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso