Energia renovável na produção industrial no Brasil
  • +55 (67) 3321-2898
  •   Agendar demonstração
  •   Solicitar orçamento

Postado em: 02/09/2021

Tempo de leitura: 3 minutos

Segundo pesquisa da Empresa de Pesquisa Energética, 33% do consumo de energia no Brasil  em 2018 ocorreu no setor industrial. Apesar do consumo elevado, o setor conta com uma grande vantagem: empregar energia renovável na produção industrial. 

No artigo a seguir, vamos conferir o que aconteceu no evento sobre energia renovável na produção industrial no Brasil.

energia renovável na produção industrial

Energia renovável potencializa produção industrial no Brasil

O evento teve como objetivo debater o potencial de geração de energia elétrica renovável e a importância do biogás e do biometano para descarbonização da matriz energética.

Lideranças ressaltam que biogás pode contribuir para diversificação da matriz no país.

“Temos todas as condições de deslocar o centro gravitacional da produção industrial do mundo para o Brasil. Aqui nós temos inúmeras rotas energéticas disponíveis que não são concorrentes, pelo contrário, são complementares. Nenhum lugar no mundo tem tanta condição de trabalhar isso, de fazer a oferta energética sustentável como o nosso país tem”, afirmou o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Evandro Gussi, durante seminário promovido pela Frente Parlamentar de Energia Renovável (FER), nesta quarta-feira (18), em Brasília.

Durante o seminário, o presidente da FER, deputado Danilo Forte, reforçou a importância de avanços e modernização na regulação para o setor energético nacional e que está elaborando um Novo Marco Legal para concentrar os principais pleitos do setor no Congresso Nacional. “Atravessamos uma crise energética e precisamos, como representantes do poder legislativo, de uma proposta clara de regulação”, disse o parlamentar.

Produção de Biogás

O presidente da Frente Parlamentar do Setor Sucroenergético, deputado Arnaldo Jardim, destacou a importância do evento para transformar o biogás em uma realidade cada vez maior e presente no território nacional. “O biogás pode contribuir para diversificação da matriz e para a sustentabilidade da segurança energética”, reforçou.

Segundo o presidente da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), Alessandro Gardemann, a iniciativa ressalta uma visão de futuro descarbonizada, competitiva e aproveitando a eficiência e o potencial que o agronegócio tem.

“O Brasil fez um trabalho enorme na criação de uma matriz energética renovável e chegou a hora de fontes renováveis despacháveis. Temos certeza absoluta de que o biogás é parte dessa solução”, afirmou.

Para o diretor executivo da Associação de Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), Newton Duarte, o biogás deverá se tornar mais um elemento importante para o setor sucroenergético. “Desnecessário dizer a importância das energias renováveis. Nós somos privilegiados, seja energeticamente, seja eletricamente, e o biogás dará uma contribuição adicional importantíssima. Além de açúcar, etanol e bioeletricidade, o biogás se tornará um elemento chave para o setor de açúcar e etanol, essa indústria tão importante.

O seminário foi realizado com apoio da UNICA, da Abiogás e da Cogen, e também contou com a participação do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Sergio Souza; do presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão; do presidente da Frente Parlamentar da Bioeconomia, deputado Paulo Ganime; do diretor geral da Aneel, André Pepitone; do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral; do Secretário de Política Energética do Ministério de Minas e Energia, Paulo Cesar Domingues; do Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França; do coordenador geral de etanol do MME, Marlon Arraes; da Coordenadora Geral de Fiscalização de Regimes Automotivos na Ministério da Economia, Margarete Gandini e do coordenador geral de Agregação de Valor do Ministério da Agricultura, Gustavo Goretti.

Fonte: Agência NE 9.

Queremos saber qual sua opinião sobre a utilização de energia renovável na produção industrial? Comente em nossas redes sociais ou fale com um especialista, nós temos soluções perfeitas para você!

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso