Indícios de coronavírus é encontrado em esgoto pela Fiocruz
  • +55 (67) 3321-2898
  •   Agendar demonstração
  •   Solicitar orçamento

Postado em: 20/05/2020

Tempo de leitura: 1 minuto

O saneamento básico é item essencial na luta contra o coronavírus e diante da situação em que vivemos, é necessária uma maior atenção para esse serviço. 

A Jovem Pan divulgou no dia 29 de abril, uma reportagem referente a indícios de coronavírus encontrados em esgotos do Rio de Janeiro pela Fiocruz, surgindo suspeitas de que seja por essa razão o aumento de casos no Estado. 

Leia o artigo e fique por dentro.

Fiocruz encontra indícios de coronavírus em esgoto e faz apelo por reforço do saneamento

Esgoto- coronavírus

Fiocruz recomenda aos governadores ampliar obras de saneamento básico para amenizar impactos da pandemia do coronavírus. Em carta aberta aos estados, principalmente aos do Nordeste, a Fundação ressalta que a melhoria na infraestrutura poderia poupar contaminações.

De acordo com o IBGE, em 2016 foram 166 internações por 100 mil habitantes em decorrência de problemas causados pela falta de tratamento de água e esgoto. Entre as doenças mais comuns estão diarreia, hepatite A, leptospirose e cólera.

No caso do coronavírus, os problemas de saneamento podem favorecer a contaminação. O diretor da unidade da Fiocruz em Pernambuco, pesquisador Sinval Brandão, ressalta que qualquer doença agrava o quadro.

A Fundação afirmou nesta terça-feira (28) que encontrou o coronavírus em um esgoto na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Isso explicaria o número elevado nas contaminações.

Dessa forma, a descoberta pode ajudar a monitorar a disseminação do vírus.

O diretor presidente do Instituto Trata Brasil, Edison Carlos, avalia que as condições de infecção podem piorar. Ele lembra que 48% dos brasileiros não têm qualquer tipo de coleta de esgoto.

O Trata Brasil indica ainda que os equivalentes a 500 mil piscinas olímpicas cheias de esgoto foram despejados.

*Com informações da repórter Camila Yunes.

Na sua opinião, o que pode ser feito para amenizar os impactos do Covid-19 ? Fale com nossos especialistas, temos a solução para você!

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso