Em 2016 iniciamos nossa caminhada no Modelo de Excelência da Gestão proposto pela Fundação Nacional da Qualidade. Neste ano, iniciamos o Nível II: Compromisso com a Excelência.

Nesse artigo você vai conferir:

  • O que é o Modelo de Excelência da Gestão
  • A conquista dos Primeiros Passos para a Excelência
  • O Compromisso com a Excelência

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) ®

Um modelo de gestão objetiva servir de referência para a gestão de uma empresa, dispondo de elementos para realizar o modelo de negócio em termos de processos, indicadores e mecanismos de controle.

Entretanto, qualquer que seja o modelo, ele acaba sofrendo adaptações para cada organização devido ao ambiente, cultura e valores internos.  Assim, os modelos de gestão servem como referencial para as organizações.

O Modelo de Excelência da Gestão ® é um modelo integrativo e sistêmico baseado na melhoria contínua e inspirado pelo ciclo PDCL (Planejar, fazer, checar e aprender).

Ele foi criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e sua ideia-mãe é compreender as relações de causa e efeito entre os modelos para definir a medida que mais se ajusta às características e expectativas da organização.

Fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão

A visão de excelência do MEG é que  se gere resultados a todas as partes interessadas através da integração, compartilhamento e direcionamento dos processos gerenciais.

É importante destacar que a busca pela excelência depende da capacidade da organização em seguir os propósitos em harmonia com o ambiente que ela interage e depende.

O MEG prega 13 fundamentos da excelência para que as empresas se tornem organizações de nível Classe Mundial, isso é, as melhores do mundo:

  1. Pensamento sistêmico;
  2. Atuação em rede;
  3. Aprendizado organizacional
  4. Inovação;
  5. Agilidade;
  6. Liderança transformadora;
  7. Olhar para o futuro
  8. Conhecimento sobre clientes e mercados;
  9. Responsabilidade social;
  10. Valorização das pessoas e da cultura;
  11. Decisões fundamentadas;
  12. Orientação por processos;
  13. Geração de valor.

Dentre os benefícios da aplicação do modelo estão a competitividade e sustentabilidade da empresa, a melhoria da gestão de forma abrangente, visão sistêmica dos processos, o comprometimento e cooperação entre as pessoas, a cultura de excelência e a maturidade da gestão.

EOS conquista Primeiros Passos para a Excelência

Em 2016 a EOS iniciou nos Primeiros Passos para a Excelência do MEG (Nível I – 125 pontos) com o objetivo de aperfeiçoar os processos de gestão de forma sistêmica com a participação das lideranças e força de trabalho.

Após quase um ano de aplicação das práticas recomendadas pela FNQ, a EOS passou pela avaliação de técnicos do MS Competitivo e conquistou o certificado dos Primeiros Passos para a Excelência durante o Prêmio Qualidade da Gestão (PQG 2017).

Conquista do Primeiros Passos para a Excelência.

Durante esse tempo, a EOS buscou implementar as melhores práticas, alinhadas aos Fundamentos da Excelência, e obteve resultados que atenderam suas necessidades e das partes interessadas.

Os primeiros passos permitiram um rico exercício de reflexão sobre a gestão e a conquista do certificado reflete o compromisso da EOS na busca de uma gestão de qualidade e sua preocupação com seus stakeholders.

O Compromisso com a Excelência

Dando continuidade à busca pela excelência, neste ano, a EOS participa do PQG 2018 no Nível II (250 pontos): Compromisso com a Excelência.

De acordo com a FNQ, os critérios do Compromisso com a Excelência são aplicáveis às organizações que estão em estágio inicial de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e perceber melhorias nos seus resultados.

Por meio dos critérios de excelência, é possível implantar um programa de melhoria da gestão, por meio de autoavaliações, e obter um profundo diagnóstico do sistema de gestão.

MEG EOS 2018

Para 2018, foi criado o “Comitê de Qualidade EOS” que ficou responsável pelo ciclo de avaliação do Compromisso com a Excelência e o acompanhamento de projetos inerentes à melhoria da qualidade em gestão.

Comitê de Qualidade EOS - Modelo de Excelência da Gestão.

Ao longo de dois meses, o Comitê de Qualidade se reuniu para levantar as melhores práticas de gestão seguidas pela EOS, as oportunidades de melhoria e o preenchimento do Relatório Gerencial do PQG 2018.

Além disso, estivemos participando na capacitação das candidatas ao prêmio oferecida pelo MS Competitivo no mês de março.

Capacitação das candidatas no Modelo de Excelência da gestão.

A EOS também disponibilizou três colaboradores para atuar como avaliadores do MS Competitivo no ciclo 2018 do PQG. Dessa forma, poderão auxiliar no processo de avaliação de outras candidatas e que também seguem o Modelo de Excelência da Gestão.

Os colaboradores estiveram participando do treinamento no mês de maio com o Professor e Diretor Técnico do Instituto Paulista de Qualidade da Gestão (IPEG), Carlos Schauff.

Equipe EOS na capacitação de avaliadores do Modelo de Excelência da Gestão.

O Relatório Gerencial do PQG 2018 já foi entregue ao MS Competitivo e a avaliação das candidatas será realizada no mês de agosto.

Enquanto isso, a EOS continua implementando projetos e planos de ação em busca da excelência em gestão. Com toda essa caminhada, busca-se a melhoria e a qualidade dos processos gerenciais internos e o aumento da competitividade. Tudo isso alinhado à nossa missão e ao compromisso com as partes interessadas.

Quer saber como você pode nos ajudar nessa caminhada? Fale com um de nossos especialistas. A EOS tem a solução perfeita para você.

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso