Brazil Water Week 2022: discussões internacionais sobre saneamento
  • +55 (67) 3321-2898
  •   Agendar demonstração
  •   Solicitar orçamento

Postado em: 25/05/2022

Tempo de leitura: 4 minutos

A importância do saneamento básico começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. Com isso, na Brasil Water Week serão discutidos assuntos a respeito do saneamento básico, regulação e reuso da água no País.

No texto a seguir, o Portal Saneamento Básico traz matéria sobre este evento! 

Brazil Water Week 2022 – Semana da Água no Brasil começa com autoridades do país e internacionais e discussões sobre a universalização do saneamento em áreas de baixa renda, regulação e reuso de água.

A Brazil Water Week 2022 – Semana da Água no Brasil, promovida pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, começou nesta segunda, 23 de maio, com presenças de autoridades do Brasil e internacionais. A solenidade online contou com as participações de Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento, Rodrigo Garcia, governador de São Paulo; Benedito Braga, presidente da Sabesp; Verônica Sanchez da Cruz Rios, diretora-presidente da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Miguel da Silva Marques, presidente da Funasa – Fundação Nacional de Saúde, e dos especialistas internacionais Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água, Esteban Leigue, presidente da AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental, Jennifer Molwantwa, CEO da Water Research Commission, da África do Sul, e David Michaud, diretor de Água para a América Latina e Caribe  do Banco Mundial.Evento online acontece até sexta-feira, 27. São cinco dias inteiros com mais de 40 horas de conteúdo, 7 grandes temas e 110 especialistas do Brasil e de outros 19 países, compartilhando suas experiências.

Pela ABES, participaram o presidente nacional, Alceu Guérios Bittencourt, o presidente da ABES-SP, Luiz Pladevall, e o secretário da Diretoria Nacional, Marcel Costa Sanches.

A coordenação da programação técnica é de Marisa Guimarães e Juliana Dutra, ambas diretoras da ABES Seção São Paulo.

Desafios para a universalização em áreas de baixa renda

A sessão “Água, saúde e saneamento para todos” abriu os debates técnicos nesta segunda-feira, 23 de maio.

O especialista sênior em saneamento do Banco Mundial, Jean-Martin Brault, apresentou exemplos de como pensar diferente para atingir a universalização do saneamento com exemplos do Japão, Cingapura, Coréia do Sul, Malásia, Tailândia, Uruguai e África do Sul.

O debate teve também participações de Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio – Aegea, e Marcello Xavier Veiga, superintendente de Planejamento e Desenvolvimento da Diretoria Metropolitana da Sabesp. A moderação da discussão foi realizada por Ernani Ciríaco, coordenador de Água e Esgoto da Superintendência de Regulação em Serviços da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

Saiba mais https://abes-dn.org.br/?p=48999

Economia Circular

Na primeira sessão da tarde desta segunda-feira, especialistas nacionais e internacionais discutiram “Reúso de água como estratégia para aumento da resiliência hídrica nas cidades inteligentes”, que faz parte do Tema 2 – Economia Circular.

Com moderação de Renato Giani Ramos, coordenador da Câmara Temática de Dessalinização e Reúso da ABES, a sessão contou com presenças dos especialistas internacionais Menahem Libhaber, Consultor do Banco Mundial (Israel/Estados Unidos); Nuno Brôco, Presidente Executivo da Águas de Portugal – Grupo AdP; e Stela Goldenstein, Country Coordinator do International Finance Corporation (IFC) – 2030 Water Resources Group.

Regulação

O primeiro dia foi encerrado com o “Tema 3 – Planejamento e Regulação”, apresentando a Sessão 3.1 – Desafios e oportunidades na transição de modelos regulatórios e operadores dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil. O debate foi moderado por Luiz Antonio de Oliveira Junior, secretário da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES.

Para apresentar suas considerações e experiências no tema e as melhores práticas nacionais e internacionais, a sessão contou com participação de Cintia Leal Marinho de Araújo, superintendente de Regulação Econômica da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA; Rui Cunha Marques, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa/Portugal; Fernanda Ruiz Nunez, Economista Sênior de Infraestrutura do Banco Mundial; e Marcel Sanches, superintendente de Assuntos Regulatórios da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp e secretário geral da Diretoria Nacional da ABES.

A programação da Brazil Water Week é dividida em sete temas: Água, saneamento e saúde para todos; Economia circular; Planejamento e regulação; Gestão eficiente; Expansão da cooperação internacional e capacitação; Financiamento; e Meio Ambiente, mudanças climáticas e sustentabilidade. Todos os temas se relacionam com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, estabelecido pela da Organização das Nações Unidas (ONU) – Água potável e saneamento para todos: garantir a disponibilidade e a gestão sustentável.

O evento tem patrocínio da Sabesp, ANA, Copasa, Embasa, Funasa, Aegea, Sanasa e Sanepar.

São cinco dias inteiros com mais de 40 horas de conteúdo online e 110 especialistas do Brasil e de outros 19 países, compartilhando suas experiências sobre os temas. O conteúdo da semana ficará disponível na plataforma por noventa dias para todos os inscritos. Na semana anterior, a BWW contou com seis sessões especiais gratuitas no canal da ABES no YouTube (assista aqui).

Mais informações: www.brazilwaterweek.com.br

Brazil Water Week 2022 – Semana da Água no Brasil

De 23 a 27 de maio

Evento online

Realização: ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Patrocínio: Sabesp, ANA, Copasa, Embasa, Funasa, Aegea, Sanasa e Sanepar.

 Quer saber mais sobre saneamento básico? Comente em nossas redes sociais ou fale com um especialista, nós temos soluções perfeitas para você!

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso