Paraná terá a 1ª usina do Brasil a gerar energia por meio do biogás
  • +55 (67) 3321-2898
  •   Agendar demonstração
  •   Solicitar orçamento

Postado em: 22/02/2019

Última modificação: 14/06/2019

Tempo de leitura: 2 minutos

Nosso guest post de hoje traz um artigo que fala do biogás gerado através do esgoto e do lixo. Tema que já é recorrente em outros países e que nos últimos anos tem ganhado força no Brasil.

O assunto de geração de energia já causou sérios problemas no Brasil, principalmente unidos a indisponibilidade de recursos hídricos. Um fator que antes apenas preocupava, agora encontrou uma forma de se aliar a disposição final de esgotos e resíduos sólidos.

Paraná terá a 1ª usina do Brasil a gerar biogás por meio de esgoto e lixo

Será construída no Estado uma usina de geração de biogás, que transforma os resíduos em eletricidade para abastecer as casas da região.

O estado do Paraná será o primeiro do Brasil a receber a construção de uma estação de geração de energia por meio de esgoto e de lixo orgânico, uma usina de geração de biogás, que transforma os resíduos em eletricidade para abastecer as casas da região.

Biogás para gerar energia elétrica

A licença para a operação foi dada pelo Instituto Ambiental do Paraná à empresa CS Bioenergia.

Segundo a companhia, a usina terá capacidade para produzir 2,8 megawatts de eletricidade por meio de lixo, abastecendo cerca de duas mil residências do Estado.

Produtos

A matéria-prima para geração de energia virá de estações de tratamento de esgoto e da coleta de lixo produzirá, além do biogás, biofertilizante para a região. A estimativa é que a iniciativa desvie 1000 m³ de lodo de esgoto e 300 toneladas de lixo orgânico dos aterros.

A Europa é pioneira na produção de biogás a partir da biodigestão, possuindo cerca de 14 mil usinas. Somente a Alemanha abriga oito mil unidades. No Brasil, o biogás ainda tem uma participação pequena na matriz energética e é contabilizado em conjunto com outros biocombustíveis como o bagaço de cana, constituindo a biomassa, responsável por 8,8% da energia gerada no país.

Postado originalmente por: Portal do Saneamento Básico em 15 de fevereiro de 2019.

Se quiser saber mais, nós temos artigos que falam sobre o tema biogás neste link e aqui sobre cogeração nas companhias de saneamento básico.

Em caso de dúvidas ou sugestões fale com um de nossos especialistas! Nós temos a solução perfeita para você!

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso