Saiba mais sobre água cinza e suas formas de reutilização
  • +55 (67) 3321-2898
  •   Agendar demonstração
  •   Solicitar orçamento

Postado em: 04/01/2021

Tempo de leitura: 5 minutos

Muito se ouve falar de água cinza e suas formas de reutilização, mas você sabe o que é e quais são as vantagens de seu reuso? No texto de hoje vamos abordar o assunto água cinza e te explicar tudo sobre seu processo de tratamento e reuso.

Assuntos abordados:

  • O que é água cinza
    • Características
    • Diferenças com o esgoto e outras águas
  • Formas de tratamento de água cinza
    • Físico-Químico
    • Químico
    • Biológico
  • Instalações de reuso
  • Maneiras de se reutilizar 
    • Vantagens

Então vamos lá?

O que é água cinza

Água cinza pode ser definida como qualquer efluente gerado por uma residência, exceto esgoto sanitário. As águas cinzas são geradas em chuveiros, pias, máquina de lavar e demais processos domésticos. 

Por ser proveniente de atividades domésticas, possui resíduos de alimentos, produtos de limpeza e concentração de produtos tóxicos. Por possuir pouca matéria orgânica, seu tratamento e processo de reutilização são mais simplificados, tornando-a uma maneira fácil de economia.

Diferenças com o esgoto e outras águas

A principal diferença entre o esgoto e a água cinza é a quantidade de material orgânico, visto que, o esgoto carrega consigo uma carga muito maior desse contaminante.

O esgoto é chamado de água negra, pois contém em sua composição matéria orgânica, fecal, urina e demais contaminantes químicos e biológicos, além de ser a mais difícil de ser  tratada e reutilizada. 

A água branca é a água potável, tratada e encanada que chega em nossas casas através de uma rede de abastecimento. É usada em nossas atividades domésticas, irrigação e afins, mas infelizmente, muitos a consome de forma irresponsável. Para a solução da preservação da água branca, o ideal seria a reciclagem da água cinza, porém o custo seria muito maior que a simples captação de água doce.

Formas de tratamento de água cinza

O tratamento de água cinza é importante para garantir que seu reuso seja feito de maneira segura, gerando economia e ajudando a preservar a água potável. 

Atualmente há empresas que realizam tratamentos e criam até mesmo uma estação de tratamento para águas cinza. 

O tratamento de água cinza é realizado pela sua captação separada e condução para a estação de tratamento, onde será tratada e bombeada para um reservatório, a partir daí, pode ser reutilizada de forma não potável.

A forma de tratamento empregada pode depender da qualidade do tratamento, do tipo de reuso e do conteúdo presente na água cinza.

Apresentamos a seguir os tratamentos mais comuns:

Físico-Químico

O tratamento físico-químico permite a reutilização da água e é formado por várias etapas. É a associação dos tratamentos físico e químico, juntando suas características e processos, retirando poluentes minerais, óleos, matéria orgânica, cor e turbidez, bactérias e vírus que estejam presentes na água.

A seguir estão algumas etapas desse tratamento que é tão utilizado na recuperação da água cinza.

  1. Tratamento preliminar (remoção completa de resíduos como areias e gorduras);
  2. Caixa de Separação Água (remoção total de óleos e graxas);
  3. Tratamento Físico-Químico: com a adição de floculantes para remoção de matéria orgânica dissolvida, óleos, matéria orgânica solúvel, cor e turbidez, bactérias e vírus e outros elementos.
  4. Filtração/Decantação: Com os contaminantes já coagulados é necessário filtrá-los ou decantá-los retendo este lodo.
  5. Desinfecção: Essa parte do tratamento deve ser com cloro e pode ser feito com pastilhas que se dissolvem à passagem da água.

Químico

Os principais tratamentos químicos em águas cinza são trocas iônicas, coagulação e floculação. A coagulação empregando um segundo agente coagulante pode apresentar resultados satisfatórios, reduzindo a turbidez em 90%. A coagulação é um processo químico que consiste na remoção de materiais suspensos. Segundo estudos, os coagulantes mais utilizados no tratamento de água são o sulfato de alumínio e o cloreto férrico.

Biológico

O tratamento biológico é formado por alguns compostos como algas, bactérias e demais organismos biológicos. Porém, sua maior desvantagem é a emissão de gases poluentes como o gás metano. Ainda assim, são muito utilizados para a limpeza de efluentes e águas. 

Instalações de reuso

Há também maneiras de instalar uma estação de reuso em casa, que capta a água através de uma estrutura de canos, bombas hidráulicas e caixas d’água. Considerando que o projeto e valor das instalações de reuso deverá ser feita por um especialista, visto que é necessário conhecimentos avançados e componentes específicos para a realização da instalação.

Esse tipo de instalação tem suas vantagens. Entre elas estão:

  • Baixo custo de implantação;
  • Economia;
  • Pouca energia utilizada.

Sistema de reuso de água cinza

Maneiras de se reutilizar 

Depois de passar pelo tratamento adequado, a água pode ser reutilizada, por exemplo, em atividades residenciais como em descargas de vasos sanitários, irrigação, lavagem de calçadas, lavagem de carros, pisos, dentre outras utilidades. 

Em atividades industriais, após o tratamento adequado, pode ser utilizada em lavagem de pisos, abastecimento em torres de resfriamento, descargas de vasos sanitários e demais processos provenientes de indústrias.

Vantagens

Essas maneiras de reuso além de promover a consciência ambiental, pode trazer  muitos outros benefícios. Confira a seguir:

  • Redução da demanda de água potável;
  • Redução na geração de esgoto;
  • Economia na fatura de água;
  • Evita a poluição das águas;
  • Reciclagem de nutrientes;
  • Ajuda no crescimento de plantas (caso não tenha resíduos de cloro e alvejante).
  • Estimula o uso racional da água potável.

Conhecer os tratamentos de água cinza é ideal para saber como é realizado e como podemos reutilizar e economizar fazendo coisas simples do dia a dia.

Reutilizar água cinza só traz benefícios, não é mesmo? Você conhecia os tipos de tratamento para esse tipo de água? Comente em nossas redes sociais ou fale com um especialista, nós temos a solução perfeita para você!

Dúvidas? Fale com um Especialista!

Temos um time de especialistas pronto para tirar suas dúvidas e
encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Fale com um especialista
Grátis e sem compromisso