Este é mais um artigo para os gestores. A inteligência comercial tem sido utilizada para melhorar os resultados das empresas. Leia nosso artigo e saiba mais dessa ferramenta estratégica!

A velocidade das mudanças imposta pela tecnologia da informação e o desenvolvimento rápido de novos produtos tornaram  o mercado altamente competitivo, mais rápido que os grupos estratégicos podiam entender.

A inteligência comercial surgiu da necessidade das empresas reinventarem suas estratégias para melhorarem seus resultados. Assim, ela ganha cada vez mais espaço no mercado e auxilia os gestores nas tomadas de decisão.

Mas o que é a inteligência comercial? Resumidamente, trata-se de um conjunto de ações estratégicas para alavancar os resultados de uma companhia. Tais ações se baseiam na coleta e análise de informações, quantitativas e qualitativas, da organização.

Esses resultados podem vir de diversas formas. Maior participação no mercado, aumento de ticket dos clientes, desenvolvimento de novas oportunidades, parceiros ou canais.

inteligencia comercial como área estratégica

As mudanças tecnológicas e econômicas dos últimos anos aqueceram a área de inteligência comercial. Os profissionais desse setor passaram de coadjuvantes das áreas comercial e de marketing para participar das decisões estratégicas da empresa.

Hoje em dia, é possível encontrar softwares e ferramentas de monitoramento, indicadores-chave de desempenho (KPIs), cursos especializados e a conscientização de empresas sobre a importância dessa área.

Especialistas indicam que, ao longo dos anos, o setor irá se desenvolver ainda mais e gerar impactos positivos na área.

Existem diversas consultorias que realizam a implantação de inteligência comercial nas empresas. As consultorias costumam gerar processos bem estruturados e softwares específicos para desenvolvimento do setor.

Porém, se sua empresa não está preparada para uma mudança radical e grandes investimentos, é possível começar aos poucos. Quer saber como?

Como iniciar uma área de Inteligência Comercial

O primeiro passo para a inteligência comercial é a análise de dados relacionados aos seus clientes. Se você já utiliza um CRM, com certeza consegue diversas informações.

Os profissionais da área começaram a utilizar dados para ganhar mais assertividade nas decisões. Com isso, os profissionais de inteligência tiveram que se acostumar com os BI’s. Dado é informação, e conhecimento é inteligência e decisão.

Através desses dados, procure responder duas perguntas: para quem você vende?  Sua equipe está pronta para lidar com com esse público?

Saber qual o perfil do seu público é bem importante para saber quais estratégias utilizar para atingi-lo.

Além disso, é possível fazer uma análise sobre a atual situação da clientela, por exemplo, se há muitos clientes inativos, como está o ticket médio da empresa, quais clientes poderiam se interessar por novos produtos, dentre muitas outras possibilidades de análise.

O segundo passo consiste em uma análise similar, mas, da sua concorrência. Busque conhecer as estratégias, preços, descontos e posicionamentos dos seus concorrentes. Com isso, você pode fazer um planejamento que procure atrair mais que o seu concorrente. Planejar é fundamental para a inteligência comercial.

A análise dos concorrentes serve de base para você corrigir problemas estruturais na sua empresa, falhas no produto, erros no processo de vendas, entre diversos pontos que afetam seus resultados.

Analise de concorrentes em inteligência de mercado

O terceiro, e mais importante passo, é conhecer seu produto. É importante ter em mente que você vende uma experiência imperdível para o cliente, e não um produto qualquer.

Não é possível exaltar todos os pontos fortes de algo que não se conhece a fundo. Por isso, tenha certeza que seu time de vendas conhece o produto, pois uma boa base de conhecimento ajuda ter as respostas certas para cada tipo de consumidor.

Sabendo o que o seu cliente quer, o que você vende e o que os concorrentes estão oferecendo, é possível destacar os pontos fortes da sua empresa para o cliente, comparado ao que o mercado pode oferecer.

Como tudo isso ajuda sua empresa?

É claro que se você não colocar em prática todas essas dicas não haverá resultados. Fazer esses questionamentos e análises podem deixar sua empresa muito mais preparada para competir com a concorrência e, consequentemente, melhorar os resultados das vendas.

Por isso é necessário estudar, pesquisar, definir estratégias para resolver pontos fracos e pedir ajuda se necessário.

O uso de indicadores nesse processo é fundamental. Na inteligência comercial, assim como em diversas áreas, os dados ajudam a promover constantes melhorias.  A análise de indicadores permite atuar na raiz dos problemas, melhorando a qualificação do seu time de vendas. Os indicadores são funções estratégicas e geram impactos diretos nos resultados se bem utilizados.

Indicadores de desempenho na area de inteligencia comercial

E as oportunidades? Há a possibilidade de entrar em um novo mercado? Criar um novo produto? O time de inteligência comercial pode olhar para o futuro e analisar oportunidades para sua empresa.

Com base no que já conhecem da empresa e com indicadores em mãos, é possível analisar as melhores chances para sua organização.

Outro foco da inteligência comercial é ser eficiente de primeira. Quer saber por quê? Porque hoje o acesso à informação é muito fácil. Uma grande parte dos consumidores busca informações sobre as empresas.

Então, ter uma equipe de vendas que afirme as expectativas dos possíveis clientes, ou até mesmo os surpreenda, é um grande passo para fechar um negócio.

Tendências tecnológicas da inteligência comercial

O Big Data tem tudo a ver com a inteligência comercial. Isso porque podemos definir ele em três palavras importantes: volume, velocidade e variedade. O volume se refere a grande quantidade de dados, a velocidade representa a rapidez com que novas informações chegam e a variedade são as formas como os dados chegam. Portanto, o que é a inteligencia comercial sem a análise de dados?

Outra tendência é a automação das informações. Esse processo ajuda a organizar e controlar tarefas e evita a repetição de ações ou estratégias.

Nesse sentido, diversos softwares específicos para a área de inteligência comercial já estão no mercado e muitos outros estão sendo desenvolvidos.  Eles facilitam a atuação através de análises gráficas, importação de planilhas, relação de clientes, dentre muitas outras opções.

É certo que muitas ações requerem investimentos. Porém, a longo prazo, a inteligência comercial é capaz de gerar resultados maiores que os investimentos.

As mudanças acontecem rapidamente e o mercado caminha junto, por isso é importante se adaptar e se atualizar constantemente. Que tal começar uma área de inteligência em sua empresa?

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